Templos de Angkor? Check!

IMG_6536 - Copy_Fotor

Siem Reap é uma das maiores cidades do Camboja e certamente a mais visitada por turistas, pelo facto de ser o local mais próximo dos templos de Angkor.

Situada a pouco mais de 5 kms a norte de Siem Reap fica a zona de Angkor, antiga capital do império Khmer. Muitos são os templos que vai encontrar espalhados pela localidade, por isso se pensa que consegue fazer tudo a pé, desengane-se, a distância entre alguns templos ainda é grande e se apanhar um dia de sol intenso, ainda pior.

angkor_map
Mapa dos templos

De qualquer forma, tem sempre que contratar um guia ou alguém que o transporte e o ajude nas deslocações, porque não é permitido a condução por parte de estrangeiros nesta área.

Eu contratei um condutor de tuk tuk, que depois de alguma discussão, chegámos ao preço 18 USD pelo dia. Queria andar livre pelos templos, sem ter que ter um guia a contar a história de cada detalhe. Mas se for um amante de história, um guia é a melhor opção e facilmente contrata um na entrada do templo de Angkor Wat.

Às 04h30 apanhou-me no hotel e seguimos para a fila onde se compram os bilhetes de entrada no templo. A bilheteira abre às 05h00, mas muitos são os que já madrugaram para conseguir um bom lugar, de forma a ter uma vista privilegiada do nascer do sol. É verdade que é muito turístico, mas não há como perder a magia das cores que surgem por detrás do templo.

IMG_6477 - Copy_Fotor
Tudo a alinhar-se para a melhor foto do nascer do sol
1223_Fotor
Digam lá se não vale a pena???
IMG_6488 - Copy_Fotor
O nascer do sol marca o início da visita de muitos turistas

Tem a opção de comprar o passe de um dia por 20USD ou de 3 dias por 40USD. Atenção que os passes são intransmissíveis, porque têm o seu nome e uma foto, que é tirada no balcão de compra.

thumb_1450545642072_1024

No meu caso optei por fazer um dia de visita, porque não sou uma pessoa de perder muito tempo com pormenores. Cingi-me aos templos mais importantes, porque a verdade é que depois de algumas horas, os templos já me começavam a parecer todos iguais… O calor intenso também não ajudou e deixou-me impaciente, apressando a visita. Tem das 05h00 às 18h00 para visitar os templos.

Informações importantes:

– Leve um bom calçado, para conseguir andar à vontade. Vai ter muito para subir e descer…

– Respeite o ser uma zona sagrada e cubra os ombros e as pernas. Nem que leve um lenço que só veste na entrada dos templos.

– Hidrate-se e leve bastante água. O meu condutor do tuk tuk levava uma arca com águas, que já estava incluído no preço combinado. Assim, tinha sempre água fresca.

– Meta protetor solar, porque vai andar por terrenos descampados.

– Leve ainda repelente, porque em algumas zonas, existem poças com imensos mosquitos.

O que visitar:

Tendo em conta que existem mais de 45 templos, deve planear bem o que realmente quer ver.

ANGKOR WAT

Este é o templo principal, sendo o ponto máximo do estilo da arquitetura khmer. Declarado património da Humanidade pela UNESCO, é a maior estrutura religiosa já construída e ainda um dos tesouros arqueológicos mais importantes do mundo.

Não deixa de ser curioso que as pedras da estrutura dos templos tenham vindo de uma cidade de 50 kms, tendo toda a construção contado com o apoio de 6 mil elefantes e a mão-de-obra de 300 mil empregados.

Curioso também é o facto de o primeiro visitante ocidental ter sido um português, o frade capuchinho António de Magdalena, em 1586.

IMG_3289_Fotor 1268_Fotor IMG_6481 - Copy_Fotor IMG_6503_Fotor IMG_3260_Fotor IMG_3263_Fotor IMG_3278_Fotor IMG_6501_Fotor

BAYON

Este templo data do seculo XII e é conhecido pelas imensas caras esculpidas nas torres. São 54 torres com 4 faces em cada um dos lados. Fora estes rostos, existem muitos outros esculpidos, totalizando mais de 11 mil figuras.

IMG_3349_Fotor IMG_3326_Fotor IMG_3304_Fotor IMG_3340_Fotor

BAPHUON

Este templo é do meio do século XI e foi convertido em templo budista no século XV.

1240_Fotor

THE TERRACE OF ELEPHANTS

Este terraço tinha um papel muito importante, porque era aqui que o rei fazia as cerimónias públicas.

elephants

TA PROHM

Este é o templo preferido dos amantes do filme “Tomb Rider” de Angelina Jolie, porque o filme foi filmado aqui. Distingue-se pelas árvores que crescem fora das ruínas.

IMG_3409_Fotor
As pedras estão numeradas para serem novamente colocadas em ordem

arvoresIMG_3406_Fotor

Apesar do cansaço, foi uma das experiências que queria mesmo vivenciar e o ter ido de propósito para Siem Reap para ver os templos, valeu sem sombra de dúvida.