SIQUIJOR – A ILHA ENCANTADA

Siquijor é conhecida pela ilha encantada, mas num sentido de magia negra, só que tudo o que encontrei foi uma energia extremamente positiva.

Cheguei à ilha de ferry (mais abaixo explico como cheguei e sai da ilha) e tinha logo empregados do hotel à minha espera. Escolhi o Coco Grove Beach Resort para passar os próximos três dias e foi uma das melhores escolhas de toda a viagem.

Entrada no Coco Grove Beach Resort

Para explorar a ilha optei por alugar uma moto por apenas 450 php = 9 euros. A sensação de liberdade é incrível e mesmo que não seja um condutor espetacular, não se preocupe, porque as estradas tem pouco movimento e estão bem pavimentadas.

A gasolina encontra-se ao longo da estrada, quer em pequenas lojas ou em casas particulares, numa pequena  bancada e engarrafadas em garrafas de Coca Cola de um litro peço preço de 50 php = 1 euro.

Gasolina bem fresquinha

Infelizmente como tive um furo no pneu, já não consegui visitar a zona conhecida por ter as chamadas “curandeiras”. Assim, sempre fico com algo mais para ver numa próxima visita…

O QUE NÃO PERDER EM SIQUIJOR

OLD ENCHANTED TREE COM DIREITO A FISH SPA

A árvore centenária com mais de 400 anos é assim uma coisa fabulosa e reza a lenda de que tem poderes mágicos. Mas quem também faz magia são os peixes que estão no lago e que atacam os nossos pés mal entram na água.

Odeio que me mexam nos pés, mas mesmo assim quis experimentar. É daquelas coisas, primeiro estranha-se, depois entranha-se… ou não…

A verdade é que tinha umas feridas nos pés e sai de lá com a pele impecável. Good Boys!

Esta visita tem uma pequena taxa (50 php = 1 euro), deve ser para o senhor que anda sempre a limpar o banco para nos sentarmos com os pés na água.

IMG_0868_Fotor
Não vale gozar com os meus pés!!!
IMG_0869_Fotor
Ei-la, a famosa árvore encantada com mais de 400 anos

IMG_0896_Fotor

SAN ISIDRO, CONVENTO DAS CRIANÇAS COM SORRISOS QUE NOS DERRETEM O CORAÇÃO

Na localidade de Lazi existe um convento antigo, de aspeto degradado que me deixou curiosa. Mal estacionei a mota fui rodeada de crianças a dizerem repetidamente “1 Peso, 1 peso!”. Vendiam velas e acebei por comprar uma vela a cada uma delas.

A igreja está com aspeto de estar abandonada, mas o que achei interessante foi o facto das janelas não terem proteção e pássaros sobrevoavam os céus do convento, já familiarizados com o local.

IMG_0903_Fotor
Quem consegue resistir a estas ternuras???
IMG_0906_Fotor
Parece a igreja fantasma
IMG_0910_Fotor
Há que dar uso às velas compradas

CAMBUGHAN FALLS

O acesso a estas cataratas faz-se por uma estrada secundária e como não tem placas indicativas, pergunte indicações, que todos sabem onde fica. Chegando perto do local, existe um estacionamento onde se paga 10 php = 20 cêntimos para estacionar. Neste estacionamento tem venda de bebidas e alguns snacks.

A descida até às cataratas é feita por umas escadas de pedra ingreme, a descida faz-se bem, mas a subida já faz ficar sem fôlego.

Recomendo levar “pés de pato” e depois prepare-se para agarrar na liana que está disponível e dar um bom mergulho armado à Tarzan!

Este pode ser um bom local para passar o dia.

IMG_0917_Fotor
Cambughan Falls, um local que merece mesmo a visita!

SALAGDOONG BEACH – A PRAIA MAIS BONITA DE SIQUIJOR

A entrada na praia tem uma pequena taxa de 25 php = 50 cêntimos por pessoa, mas vale bem a pena.

Praia de água cristalina com um restaurante de apoio e zona de barbecue, por isso se quiser ir passar o dia e levar comida para grelhar, aqui está tudo preparado para o receber, tendo inclusive mesas para sentar e comer tranquilamente.

Existe um escorrega que termina na água, mas infelizmente estava fora de serviço. O que não estava fora de serviço eram as pranchas que permitem dar dois saltos para água, uma aos 4 metros e a outra a 6 metros. Como alturas nunca foi a minha “praia”, fiquei apenas a desfrutar da zona de praia.

Como Siquijor é conhecida por ser uma ilha de rochas, acredite que esta será das melhores que vai encontrar e vale bem a pena!!!

IMG_0950_Fotor IMG_0957_Fotor

A verdade é que não existem palavras para descrever o quanto fui feliz nesta ilha, mesmo que por três dias. Aproveite para a visitar enquanto ainda não faz parte dos roteiros turísticos, talvez dai ter gostado dela, porque aqui sim, consegui sentir o verdadeiro espírito das Filipinas.

IMG_0830_Fotor
Lindo!
IMG_1061_Fotor
Sem palavras!

COMO CHEGUEI E PARTI DE SIQUIJOR

DE OSLOB A SIQUIJOR – 4 MEIOS DE TRANSPORTE DEPOIS

1º Autocarro de Oslob para Liloan – 30 minutos de percurso = 75 php

2º Barco de Liloan até Sibulan (existem barcos de hora a hora) – 20 minutos de percurso =  65 php

3º Halal Halal do porto de Sibulan até ao porto em Dumaguete – 20 minutos de percurso = 50php

4º Spedboat até Siquijor – 45 minutos = 210 php + taxa do terminal de 15 php

Gasto extra, mas que pode ser evitado, só que estava com tanta pressa que ter ajuda a carregar as malas foi fundamental = 100 PHP

Feitas as contas: quase duas horas e 500 PHP = 10 euros depois chegava a Siquijor.

DE SIQUIJOR PARA BOHOL

Comprei bilhete da Ocean Jet por 910 php + 15 php de taxa do terminal + 40 php por bagagem de porão.

Partida às 13h50 e chegada a Bohol às 17h, com paragem a meio caminho em Dumaguete, mas sem ser preciso sair do barco.

No barco vendem comida e bebida, mas se quiser ir prevenido, no porto de embarque em Siquijor existem pequenos cafés onde pode encontrar maior variedade de produtos. Comprei 2 bolos e uma garrafa de água por apenas 50 php.

A viagem é tranquila e pode sempre ver um filme que passa na sala principal do barco.