Piódão – a aldeia “presépio”

23

Piódão faz parte das aldeias históricas de Portugal. Fica no concelho de Arganil, distrito de Coimbra, tendo cerca de 60 habitantes.

Vista de longe as suas habitações formam a figura de um presépio de Natal, o que lhe dá ainda mais encanto.

Esta aldeia tem como principal característica as casas serem construídas em xisto, com telhados feitos de lousa. As janelas e portas estão pintadas de azul. Por cima de muitas portas existem pequenas cruzes de madeira, feitas com base numa crença religiosa, pedindo proteção de bens e para que a vida dos seus habitantes corra bem.

19 12 14 13

Mal se chega à praça principal dá-se de caras com uma praceta onde fica o posto de turismo, cafés com bancadas no exterior a venderem produtos típicos da terra, tais como: broa de batata, queijo da serra, licores…

4 3

Para mim, destoa da paisagem um restaurante construído em traça moderna…

piodao-xxi-1

A VISITAR:

Igreja Matriz

Esta igreja fica na praça principal e tem como padroeira a Nossa Senhora da Conceição e é aqui que todos os domingos a população vai assistir à missa.

10 11

Capela de São Pedro

Esta capela fica no meio da aldeia e tem como santo padroeiro o São Pedro, que é o padroeiro do Piódão.

16

Fonte dos Algares 

Esta fonte era o ponto de abastecimento da aldeia, mas hoje serve para refrescar os turistas e os habitantes locais.

17

Eira Comunitária

Na parte superior da aldeia existe uma eira comunitária, que no século passado era usada para trabalhar o milho e o centeio.

22

Centro Interpretativo da Arte Rupestre

Na localidade de Chãs de Égua existe o centro interpretativo da arte rupestre, que constitui um importante ponto de partida para a análise de quase uma centena de rochas gravadas.

24

Núcleo Museológico do Piódão 

É o local ideal para recolher mais informações sobre esta aldeia histórica: desde a sua história, ao artesanato, passando pelas tradições. Ou até questões mais práticas, tais como onde ficar a dormir ou onde comer.

nucleo-museologico-do-piodao

Praia Fluvial

Existe uma praia fluvial com zona de laser e arborizada à volta, que costuma estar muito povoada no Verão.

praia

Praia Fluvial de Foz de Égua

Para mim este é um dos sítios mais bonitos da aldeia e também um dos mais concorridos, principalmente no Verão. A água fresca, limpa e numa envolvente paisagística maravilhosa, são a combinação perfeita.

6 8 7

Dormida

Recomendo ficar alojado no Inatel, porque é um hotel com todas as comodidades e com uma vista sobre a aldeia muito bonita.

21

Pratos típicos

A comida típica são trutas grelhadas e chanfana. Estava relutante em experimentar, porque não são pratos que me atraiam, mas fiquei rendida à chanfana feita num dos restaurantes da aldeia.

18 chanfana

Com não adorar o Piódão e as suas esquinas encantadoras???

15 5